Modelo

O módulo INPE-EM IPCC foi construído com base no documento de especificação desenvolvido como parte do escopo do projeto. Este modelo faz o cálculo de emissão/absorção de gases de efeito estufa dados de mapas de uso da terra no intervalo de tempo desejado e o mapa de biomassa que será utilizado como base. Embora este módulo deva contribuir para o cálculo das estimativas apresentadas no Inventário Nacional de GEE sobre as transições de uso do solo por mudanças de uso, ele foi desenhado de modo que possa ser parametrizado para diferentes transições do uso de acordo com as necessidades do usuário.

Para compatibilidade com o modelo INPE-EM o módulo INPE-EM IPCC é espacialmente explícito e baseado no conceito de espaço celular, considerando o uso majoritário e a biomassa média em cada célula.

Um banco de dados celular (formato exigido pelo INPE-EM) de 3km x 3km foi criado, contendo os dados do uso da terra do Terceiro Inventário Nacional de Emissões, integrados no espaço celular através do operador de classe majoritária e o dado de biomassa do Terceiro Inventário Nacional de Emissões. Este banco de dados está sendo utilizado para gerar as estimativas de emissões considerando as classe dos IPCC para o Cerrado. Estas estimativas serão comparadas às divulgadas pela Terceira Comunicação de modo a testar a ferramenta de forma mais consistente.