Contato
Em caso de dúvidas contate nossa equipe através do email luccme.cocst@inpe.br e retornaremos o mais breve possível. Sugestões, críticas, informações relevantes ou interesse em parcerias também são bem-vindas.
Em caso de dúvidas contate nossa equipe através do email luccme.cocst@inpe.br e retornaremos o mais breve possível. Sugestões, críticas, informações relevantes ou interesse em parcerias também são bem-vindas.
Este serviço, desenvolvido pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do INPE, expressa o resultado de colaboração cientifica entre pesquisadores do CCST, da Coordenação de Observação da Terra (OBT) e do Centro Regional da Amazônia (CRA), ambos do INPE, e de diversas instituições parceiras:
Agradecimentos
Agradecemos inicialmente a todos os colaboradores mencionados acima, em especial ao Dr. Carlos Nobre, chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre desde a sua criação até 2011, de quem partiu a ideia inicial e a motivação para o desenvolvimento do modelo.
Aos alunos de Doutorado e Pós-doutorado envolvidos na aplicação do INPE-EM para outros biomas e incorporação de novos processos, que motivaram os avanços da nova versão: Alan de Brito, Eraclito Neto, Christianne Riquetti Corsini, Juliana Kury, Sóstenes Gomes, Maria das Vitórias Medeiros da Mata (UFRN), e Leticia Hissa (Humboldt University).
Agradecemos a Bruna Leal, Giovana Espindola, Missae Yamamoto, Luciana Soler, André Gavlak, Pedro Valle pelo apoio ao desenvolvimento das versões iniciais do modelo e construção do banco de dados. Agradecemos aos colegas da subrede de Uso da Terra da Rede Clima pelo apoio e troca de informações cientificas. Em especial, agradecemos Roberta Zecchini Cantinho e Pedro Valle de Carvalho e Oliveira por todo o apoio na compatibilização dos dados e parâmetros da Comunicação Nacional do Brasil à Convenção sobre Mudança do Clima.
Agradecemos ao Planetary Skin Institute (www.planetaryskin.org) pelas discussões técnicas e apoio financeiro ao desenvolvimento da versão inicial do modelo. O desenvolvimento contou com apoio parcial de outros projetos de pesquisa, em especial o INCT Mudanças Climáticas (Componente de Mudança de Uso da Terra), Projeto LUA (Programa FAPESP de Mudanças Climáticas) e AMAZALERT (http://www.eu-amazalert.org).