Você está em:
Home > Contato

Contato

Em caso de dúvidas contate nossa equipe através do email luccme.cocst@inpe.br e retornaremos o mais breve possível. Sugestões, críticas, informações relevantes ou interesse em parcerias também são bem-vindas.

 

Team

Celso von Randow
celso.vonrandow@inpe.br@inpe.br
(12) 3208-7921
Lattes
Talita Oliveira Assis
talita.assis@inpe.br
(12) 3208-7777
Lattes
Diego Melo de Paula Gomes
diego.gomes@inpe.br
(12) 3208-7777
Lattes
Francisco Gilney Silva Bezerra
franciscogilney@gmail.com
(12) 3208-7777
Lattes
Aline Anderson de Castro
acaline@gmail.com
(12) 3208-7777
Lattes
Rodrigo Avancini
avancinirodrigo@gmail.com
(12) 3208-7777
Lattes
Marcos Barbosa Sanches
marcos.sanches@inpe.br
(12) 3208-7784
Lattes
Ana Paula Dutra de Aguiar
ana.aguiar@inpe.br
(12) 3208-7903
Lattes
Jean Pierre Henry Balbaud Ometto
jean.ometto@inpe.br
(12) 3208-7903
Lattes

Este serviço, desenvolvido pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do INPE, expressa o resultado de colaboração cientifica entre pesquisadores do CCST, da Coordenação de Observação da Terra (OBT) e do Centro Regional da Amazônia (CRA), ambos do INPE, e de diversas instituições parceiras:

  • Concepção inicial do modelo: Carlos Nobre (MCTI), David Lapola (UNESP), João Vianei Soares (INPE-OBT).
  • Dinâmica da Vegetação Secundária: Claudio Almeida (INPE-CRA), Ima Vieira (Museu Goeldi).
  • Desmatamento e biomassa: Dalton Valeriano (INPE-OBT), Luis Maurano (INPE-OBT), Marisa Mota (INPE-OBT), Reginal Alvala (CEMADEN), Sassan Saatchi (NASA), FUNCATE.
  • Coeficientes de emissão: Karla Longo (INPE-CCST).
  • Discussões técnicas sobre aplicação do modelo: Peter Toledo (INPE-CCST), Roberto Araújo (INPE-CCST), Juan Castillo Rubio (PSI), Gilberto Câmara (INPE-OBT), Mercedes Bustamente (UnB).
  • TerraME: Pedro Andrade (INPE-CCST), Tiago Carneiro (UFOP).
  • Degradação Florestal e integração com modelos de dinâmica da vegetação (em desenvolvimento): Luiz Aragão, Gilvan Sampaio, Manoel Cardoso.

Agradecimentos

Agradecemos inicialmente a todos os colaboradores mencionados acima, em especial ao Dr. Carlos Nobre, chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre desde a sua criação até 2011, de quem partiu a ideia inicial e a motivação para o desenvolvimento do modelo.

Aos alunos de Doutorado e Pós-doutorado envolvidos na aplicação do INPE-EM para outros biomas e incorporação de novos processos, que motivaram os avanços da nova versão: Alan de Brito, Eraclito Neto, Christianne Riquetti Corsini, Juliana Kury, Sóstenes Gomes, Maria das Vitórias Medeiros da Mata (UFRN), e Leticia Hissa (Humboldt University).

Agradecemos a Bruna Leal, Giovana Espindola, Missae Yamamoto, Luciana Soler, André Gavlak, Pedro Valle pelo apoio ao desenvolvimento das versões iniciais do modelo e construção do banco de dados. Agradecemos aos colegas da subrede de Uso da Terra da Rede Clima pelo apoio e troca de informações cientificas. Em especial, agradecemos Roberta Zecchini Cantinho e Pedro Valle de Carvalho e Oliveira por todo o apoio na compatibilização dos dados e parâmetros da Comunicação Nacional do Brasil à Convenção sobre Mudança do Clima.

Agradecemos ao Planetary Skin Institute (www.planetaryskin.org) pelas discussões técnicas e apoio financeiro ao desenvolvimento da versão inicial do modelo. O desenvolvimento contou com apoio parcial de outros projetos de pesquisa, em especial o INCT Mudanças Climáticas (Componente de Mudança de Uso da Terra), Projeto LUA (Programa FAPESP de Mudanças Climáticas) e AMAZALERT (http://www.eu-amazalert.org).